sábado, 13 de agosto de 2016

O que é Filosofia?

A não ser que você seja um marciano e chegou ontem aqui na Terra, você provavelmente já ouviu as expressões: “minha filosofia de vida é...”, ou “a filosofia de nossa empresa defende que...”. Mas afinal o que isso representa?

Começaremos pela etimologia da palavra, ou seja, sua origem e evolução. Philosophia vem do grego, philo (amor ou amizade) + sophia (sabedoria) e pode ser traduzida por “amor a sabedoria”.  Então o filosofo pode ser entendido como aquele que tem amor ou amizade pela sabedoria e que busca o conhecimento.

A filosofia nasce com a necessidade do ser humano de interpretar a vida e por isso mesmo durante séculos fez uso dos mitos, que são historias que recontam as diversas situações encontradas na sociedade, representam a cultura e são passadas de geração para geração. Em seguida, passa contar com maior estrutura lógica do pensamento e assim surgem os filósofos que têm seus pensamentos transmitidos até os dias atuais. Esses pensamentos são defendidos e refutados ao longo da história e contam com diversas interpretações de outros filósofos.

Atualmente a filosofia vem ganhando espaço no Brasil por conta do seu retorno como disciplina obrigatória no ensino médio a partir de 2008 e também por ocupar maior espaço na mídia, porém, acho que você ainda se pergunta o que caralho é a filosofia, não é? Vamos pensar um pouco.

Como você aprendeu sobre a filosofia? Provavelmente em uma sala de aula com um professor passando textos enormes e nas apostilas com conteúdo enxugado e resumido que pouco faz sentido na sua vida, certo? Se for isso, você está entre a maioria no Brasil, a filosofia muitas vezes é confundida com erudição, inclusive há quem defenda que não deve ser ensinada na escola regular e que a serve apenas para pesquisa acadêmica. Coisa que acho de grande demência, pois, se a filosofia nasce como uma espécie de ferramenta para interpretação da vida, porque a deixarmos de fora justamente das situações cotidianas?

Para o estudo da filosofia é necessário dedicação e esforço, até porque a maioria dos filósofos possui linguagem complexa e sistemática e que normalmente confunde o leitor que não é iniciado nos estudos filosóficos. Porém, nada adianta compreender um texto filosófico se não conseguir encaixar suas ideias na vida, veja, imagina você entender todo o sistema da lógica de Aristóteles e não conseguir utilizar aquilo no cotidiano, complicado não é? Por isso mesmo que a filosofia tem que fazer sentido. E isso só fica mais fácil quando a encaixamos em nossa vida. E vale lembrar que o exercício da filosofia é justamente o de interpretar a vida, e, sabendo que existem bilhões de vidas seria impossível chegar a uma verdade universal, porque, além disso existem bilhões de interpretações com inúmeras possibilidades.

Para o exercício da filosofia também é importante questionar. Provavelmente a humanidade não evoluiria sem os questionamentos dos grandes pensadores, e ficaríamos no status quo (situação em que a mudança não ocorre) para sempre. Porém, não é o questionamento apenas. Tudo bem! Eu sei que você quer ser o diferentão e sair questionando tudo e todos, mas antes de fazer isso convido a você a pensar mais um pouco.

Você com certeza conhece o jogo para smartphone que atualmente virou febre, o PokemonGo (isso mesmo, tudo junto), muito bem, você não precisa jogar ou gostar, mas já se perguntou o porquê você não gosta? Será que você está sendo do contra simplesmente para ser o diferentão? Sinto muito, mas você se fodeu nessa. Gente do contra tem aos montes e a exclusividade de ser do contra não é sua. Então o que é questionar?

Para questionar é preciso autonomia. E a autonomia não é tarefa simples, pois vivemos em sociedade e por ela somos influenciados (e também influenciamos), mas você começa o questionamento justamente com perguntas do tipo: “Por que eu não gosto disso?” ou “Por que eu gosto?” ou então “Qual o fundamento disso?” e etc... Ou seja, você percebe que a filosofia requer questionamentos e este ganha sentido ao não aceitar verdades prontas que lhe são dadas.

Então, mais do que tudo, a filosofia não tem como objetivo a busca pela verdade absoluta e nem a imposição de dogmas, pelo contrário, busca o questionamento da vida e a melhor compreensão das possibilidades que conduzem nossas vivências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário